01 outubro 2015

Outubro Rosa: Câncer de Mama



Outubro é o mês "Rosa", mobilizado pela prevenção do câncer de mama.

Mas o que seria "câncer de mama"?

Todo câncer deriva do crescimento rápido e desordenado de células que se multiplicam, formando tumores malignos que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é chamado de neoplasia. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. 

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos. A detecção precoce é uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

AUTOEXAME

Em casa, podemos fazer o autoexame das mamas baseado na palpação.



O autoexame é importante, mas de forma secundária. O essencial mesmo é fazer o exame de mamografia. A mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

Muitas empresas apoiam esta campanha.

Na moda, a marca Hering foi a primeira empresa brasileira a apoiar a causa " O Câncer de Mama  no Alvo da Moda" desenvolvida no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) juntamente com Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA).

Dei apenas uma ''pincelada'' no assunto. Para mais informações acessem o site www.mulherconsciente.com.br. 

Tem muita informação sobre a doença, prevenção e tratamento.

Acessem também o site do IBCC (http://www.ocancerdemamanoalvodamoda.com.br/) e da Hering (http://www.hering.com.br/ibcc).

Fontes de pesquisa/créditos: http://www.mulherconsciente.com.br/ http://www.portalbemestarbem.tk/2014/02/mamografia-entenda-como-e-feita-e-a-partir-de-qual-idade-e-recomendada/

Eu apoio esta campanha e você? Comente a importância deste artigo aqui no blog.



Facebook: ESTILO IMPÉRIO

Instagram: @thais_sann





3 comentários:

  1. Muito legal você ter feito esse post! Acho super importante divulgar essa causa de prevenção!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, A causa é muito importante sim, o apoio é fundamental!

      beijooos

      Excluir
  2. É muito importante conscientizar todas as mulheres mesmo Bia. Escrevi em outro blog sobre isso com looks cor de rosa como inspiração ao Outubro Rosa!

    OUTUBRO ROSA VIOLETA ESTILO'S

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


 

Siga @estiloimperiooficial no Instagram

Contato

E-MAIL: contato.estiloimperio@gmail.com

Deixe aqui seu email e receba novas postagens!