05 junho 2015

Estilista da ditadura: 94º Aniversário de Zuzu Angel

Hoje, Zuleika Angel Jones (estilista conhecida como Zuzu Angel) completaria 94 anos de idade.



Zuzu Angel, estilista brasileira (5 de junho de 1921 - 14 de abril de 1976), foi destaque nas passarelas na década de 50. Personagem notória do Brasil da época da ditadura militar, ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda mas também por sua procura pelo filho (Stuart Angel Jones), militante, assassinado pelo governo e transformado em desaparecido político, em que enfrentou as autoridades da época.

O desfile que mais marcou a carreira da estilista foi sem dúvidas o desfile-protesto, volta à cena nos 50 anos do golpe militar.




O vestido branco de modelagem ampla e cheio de desenhos que parecem ter saído do universo de um menino foi uma das bandeiras usadas por Zuzu Angel para protestar contra os desmandos da ditadura e chamar a atenção do mundo para o desaparecimento de seu único filho homem, o militante Stuart Angel, em maio de 1971. Na singela peça de algodão, tanques de guerra, soldados, canhões, quepes militares se misturavam a árvores, flores, casinha com chaminé, tambores e passarinhos. Anjos tristes, pombas negras e o sol quadrado completaram a apresentação, em setembro de 1971, em Nova York, inaugurando o desfile-protesto.

Já conhece a história da estlista Zuzu Angel? Leia mais sobre esse assunto em : http://ela.oglobo.globo.com/moda/trabalho-de-zuzu-angel-estilista-do-desfile-protesto-volta-cena-nos-50-anos-do-golpe-militar-11889531


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


 

Siga @estiloimperiooficial no Instagram

Contato

E-MAIL: contato.estiloimperio@gmail.com

Deixe aqui seu email e receba novas postagens!